top of page
Buscar

Sobre a Depressão

  • Foto do escritor: Juliana Tavares Soares
    Juliana Tavares Soares
  • 11 de mar. de 2024
  • 2 min de leitura

 

A Depressão pode ser compreendida como um estado persistente de tristeza profunda e sentimento de desesperança, como se a vida perdesse o sentido. Quem está deprimido se sente desmotivado para tudo, como se faltasse energia para o seu corpo. Falta vitalidade, isto é, capacidade para viver, se desenvolver, vigor, força de vida.

 

Ela pode se manifestar de várias maneiras, impactando o humor – sentimento de tristeza constante, perda de interesse nas atividades do dia a dia, choro fácil, nervosismo, inquietação; o cognitivo – dificuldade de concentração, memória, estado de presença, resolução de problemas, pensamentos invasivos e/ou acelerados; forma de se relacionar com o mundo – pessimismo, mania de perseguição, isolamento; forma de se relacionar consigo mesmo – sentimento de culpa, baixa autoestima, insegurança. Além dos impactos no corpo – insônia ou sono em excesso, perda ou aumento de apetite com consequente perda ou ganho de peso, fadiga, inquietação, dores pelo corpo.


Saber identificar esses sintomas é fundamental para saber o momento de pedir ajuda. Muitas pessoas desqualificam a depressão, como se ela fosse uma frescura, falta de fé ou força de vontade. Não é, Junto do julgamento externo, vem também a autocobrança, e alguns rótulos começam a ser aplicados sem nenhum filtro, como preguiçoso, procrastinador, fraco, frágil, imaturo.


Assim, para além de compreender a doença, é preciso saber se acolher, compreender a si mesmo. Poder olhar para si sem julgamentos ou rótulos, buscando apenas conhecer seus pensamentos, crenças, feridas, ou seja, tudo aquilo que está alimentando a depressão.


Depressão é um transtorno que causa grande sofrimento. É um caminhar constante no escuro, sem acreditar que uma saída é possível, sem conseguir enxergar a possibilidade da existência da luz. É diferente do sentir-se triste diante de algum evento pontual da vida, como a perda de um ente querido, o término de um relacionamento ou uma dificuldade financeira. A depressão altera a forma como percebemos e nos relacionamos com a vida. É algo mais intenso, profundo, duradouro. Não passa com o tempo. Em alguns casos, a medicação pode ser uma grande aliada. Mas se abrir para um processo terapêutico é fundamental. Não hesite em pedir ajuda. Não tenha medo. Não tenha vergonha.


Apenas invista em você. Se cuide.

 
 
whatsapp
bottom of page